O que saber antes de comprar uma impressora a laser

Ter uma impressora à laser pode trazer muitas vantagens. Principalmente quando o assunto é qualidade de impressão aliada à economia.

Sem dúvidas, esse tipo de equipamento atende bem as expectativas de usuários exigentes.

O que pouca gente sabe é como tomar uma decisão que traga melhor benefício na escolha de uma impressora dentre tantas marcas, modelos e “promoções”.

Para resolver esse dilema você precisa saber, primeiramente, algumas informações importantes para acertar na hora de adquirir uma impressora a laser. É exatamente sobre isso que vamos falar por aqui.

Como escolher uma impressora?

A primeira coisa que podemos dizer sobre a escolha de uma impressora é que nunca caia no erro de escolher uma impressora valorizando somente o preço do investimento.

Na maioria das vezes, optar somente pelo menor preço, desconsiderando outras questões importantes, acaba deixando os custos mais altos pouco tempo depois da compra. Fique por aqui que já te explico o porquê.

O preço, infelizmente, lhe dá apenas 2 informações: Caro ou barato. Infelizmente isso não lhe diz absolutamente nada sobre os custos posteriores que terá com o equipamento, bem como a sua qualidade.

Decidir baseando-se somente no preço também não lhe diz se a impressora atenderá às suas necessidades. Então muita atenção à dica.

Ter clareza sobre os fins de utilização da impressora antes de ir procurá-la no mercado é o caminho mais sensato por 2 motivos.

  1. Você não pagará por funcionalidades extras que não precisará. A função FAX, Rede, Wifi ou cópia podem ser tomados como exemplos;
  2. Quantas impressões, aproximadamente, você irá demandar para ela mensalmente.

Esse primeiro ponto me lembra um fato que ocorreu esses dias. Fui pesquisar um equipamento de som residencial para uso próprio e só encontrei produtos robustos com funções de DJ e outros negócios bem técnicos para amadores da área.

O preço não ficou nada atrativo para mim, pois que danado ia fazer com um equipamento com essas funções se não tinha pretensão em me dedicar à área. Eu só precisava de uma boa qualidade sonora, entrada USB e Bluetooth.

Certamente, decidir por um som com tais funcionalidades, aumentaria muito o custo desnecessariamente. É importante ter clareza que o fabricante não lhe dará gratuitamente as funcionalidades. Tudo já está incluído no preço.

Voltando ao caso das impressoras, o primeiro passo antes de pisar em uma loja física ou virtual é saber o que você vai utilizar de funções em uma impressora. Do contrário, você gastará alguns reais desnecessariamente.

No segundo ponto, sugiro que saiba a quantidade aproximada de impressões mensais. Isso é importante porque todas as impressoras, sem exceção, é fabricada para um ciclo pré determinado de impressões por mês.

Se você exceder ocasionalmente esse ciclo não há problema. Mas, no caso de exceder com frequência, estará pondo o funcionamento da impressora em risco, podendo resultar em um defeito por mau uso.

Então, esses dois pontos são importantes e fazem referência a custos diretos com a impressora.

Agora, bastante atenção!

Sabe onde boa parte dos compradores de impressoras se dão mal?

Nos suprimentos, ou seja, na compra dos cartuchos para manter a impressora funcionando.

Para aproveitar o melhor custo benefício da impressora antes de comprar, pesquise se há alternativas para a compra de Cartuchos de Toner

Periodicamente, vemos ocorrer um efeito ruim para o consumidor que escolhe comprar uma impressora com o menor preço sem considerar os pontos abordados.

Pagar por funcionalidades inúteis gera um problema de mau investimento, mas que, pode ficar ainda pior, caso a única opção de suprimentos for cartuchos de toner originais porque o custo por cada página impressa é muito alto.

Impressoras em promoção, geralmente, são as que limitam ao consumo dos famosos e caríssimos cartuchos originais.

(Não estamos querendo tirar o mérito dos suprimentos originais, pois consideramos eles de fato excelentes. Mas como estamos falando de custo x benefício eles não se encaixam nessa conversa)

Atenção as impressoras novas no mercado

Nos lançamentos dificilmente você irá encontrar cartuchos alternativos, deixando-o limitado a utilizar somente originais.

Faça as contas e verá que a compra de alguns poucos cartuchos originais supera o preço da impressora rapidamente.

Alguns clientes relatam que a cada 4 ou 5 cartuchos originais é possível comprar uma nova impressora. Assim como eles, achamos isso um absurdo!

O custo de cada página que um cartucho de toner original imprime é muito alto, dificultando a possibilidade de enxugar gastos se for este um de seus objetivos.

Conclusão

Apenas 3 fatores são suficientes para que você faça uma boa escolha na hora de comprar uma impressora a laser.

  1. Funcionalidades – Importante para que você não pague pelo que não precisa.
  2. Ciclo de impressões por mês aproximado – Importante para evitar problemas na impressoras decorrentes de mau uso (a garantia não cobre)
  3. Os Suprimentos – Importante porque a impressora pode estar barata, mas o suprimento se tornar inviável de comprar.

Em todos os casos, antes de fechar negócio reúna todas as informações para tomar decisões certeiras, fazer uma boa escolha e preservar o seu dinheiro.

Infelizmente lojas que vendem impressoras são também lojas de artigos de informática em geral, portanto, os vendedores não estão bem preparados para valorizar custos x benefícios de curto, médio e longo prazo quando o assunto é impressoras.

A maioria das equipes de vendas de lojas genéricas não tem um estudo prático e teórico sobre impressoras e suprimentos para estas, mas sim direcionado de forma mais específica para vendas propriamente ditas. 

Sendo assim, suas necessidades posteriores com a impressora podem te trazer surpresas indesejáveis.

O consumidor acaba ficando a mercê da sorte e isso não é a condição ideal.

Sobre os suprimentos podemos te ajudar com a pesquisa de viabilidade de custo x benefício. Dá uma ligadinha aqui, será um prazer te atender. Ah! E é GRÁTIS, viu?

Encontre/Pesquise a impressora que lhe seja interessante e nós lhe diremos se há cartucho de toner para ela e o preço antes mesmo que você tome qualquer decisão de compra da impressora A, B ou C.

Esse artigo te ajudou?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *